Dicas rápidas: 1ª Fase - Exame da OAB

Inicialmente, temos que acreditar na base que construímos ao longo dos 05 anos do curso de direito. Por mais que às vezes temos a impressão que não sabemos nada, não é bem assim a realidade.

O bom parâmetro para isso é pegar uma prova de exames anteriores da OAB e a resolver sem nenhuma pretensão. Tenho certeza que a sua nota será bem maior do que você imaginava que seria!

Pois bem, com isso em mente proponho algumas dicas simples para que você consiga revisar o máximo de conteúdo entre a abertura do edital e a data de realização da prova ( que varia de 02 meses a 02 meses e meio) e consiga fazer a pontuação mínima para ser habilitado para a 2ª fase da OAB.

1) Defina um plano estratégico com relação as matérias.

Não é possível em 02 meses estudar todas as matérias então é necessário que você defina 05 ou 06 matérias dentre aquelas que você possui mais afinidades e que tenham uma quantidade expressiva de questões.

Pense também nas afinidades que as matérias têm entre si. Por exemplo, se você gosta de penal, monte um grupo com penal +processo penal + eca + administrativo + ética + constitucional.

No meu caso, por eu ter mais afinidade com direito privado, optei por civil +processo civil +trabalho + processo do trabalho + ética. Confesso que me arrependi de ter eleito civil dentre o grupo de estudos, por conta do conteúdo muito extenso e de muitas coisas que eram certas serem cobradas e não terem sido. Hoje, minha opção seria a sua substituição por processo penal, que é uma matéria menor, com menos institutos e com certa afinidade com processo civil.

Sempre importante lembrar que ÉTICA é obrigatória sempre! Não há opção de cortar ética por ser a matéria de maior incidência na prova e não ter um conteúdo extenso.

2) Tenha horários fixos para estudar, para criar rotina no seu corpo.

Eu tive do dia 05 de junho a 04 de agosto para estudar. Por conta do curto período, fixei que iria estudar a tarde ( após as 16hs que é o horário que mais rendo, até umas 21h) de segunda a sexta e aos domingos, deixando os sábados livres. Claro que não eram horas seguidas, parava após 01h de estudo e ia revezando aulas com leitura de lei seca e exercícios, para não ficar entediada.

3) Tenha metas diárias

Eu optei por 04 vídeos-aulas por dia, revezando entre elas a leitura seca da lei e exercícios. Mas teve dias em que não assistir nenhuma aula e em outros consegui assistir 09 aulas. Então respeite o seu desempenho diário. O importante é ver pelo menos alguma coisa, ou resolver umas 10 questões por dia para seu cérebro ir se acostumando com o estilo da prova.

4) Lei seca e exercícios são mais importantes do que jurisprudências na primeira fase.

Logo, estudar para OAB não tem nada a ver com estudar para concurso. Não se esqueça disso! Por mais desanimador que seja, a leitura da lei é essencial.

5) Tenha ao menos um dia de descanso.

Eu optei pelos sábados mas há quem prefira os domingos.

6) Na véspera da prova assista as revisões propostas pelos cursinhos.

A maioria é ofertada de forma gratuita. Eu assistir as revisões da SaraivaJur e do CERS.

Foi meu primeiro contato com esses dois cursinhos e para mim, para o meu estilo de estudos, me identifiquei muito mais com o CERS. Achei que eles foram mais pontuais nas abordagens e acertaram mais nas dicas. Porém, isso varia muito de cada um para cada um, uma vez que cada um foca mais nas matérias que escolheu estudar. Ambos os cursinhos são muito bons e gozam de altos índices de aprovação na OAB.

7) Se optar por comprar um cursinho, opte pelos que oferecem matérias avulsas ou que façam questões comentadas.

Eu não adquiri nenhum curso completo. Não tem como aprender doutrina em 02 meses de preparação. Acho que só é válida a compra de um curso completo caso você resolva se preparar com 06 meses de antecedência do certame. Ou caso você tenha uma base muito fraca de todas as matérias.

8) Há muito material gratuito de alta qualidade disponível.

Creio que não há necessidade de investir em um cursinho para a primeira fase. Eu procurei quem eram os professores dos principais cursinhos e acessei materiais disponibilizados por eles, de forma gratuita, em seus próprios sites e canais no youtube.

Se for investir, opte por um bom curso de ética da OAB que é a matéria mais importante da prova.

Da mesma forma há vários sites com questões comentadas gratuitas, mas dê preferência aqueles em que as questões são comentadas por professores. Eu já li muita coisa errada em sites como Questão de Concurso nos comentários.

Um site de questões que traz um pouco de teoria que eu indico é o https://examedaoab.com . No meu caso, a minha faculdade disponibilizou um plano para os alunos porém ele tem oferece acesso às questões comentadas de forma gratuita e é a melhor parte do site. As explicações são feitas por professores e todas são legalmente fundamentadas.

Espero que essas dicas ajudem vocês.

Lembrando mais uma vez que essas dicas refletem minha opinião sobre os cursinhos e sites citados e que não há nenhuma publicidade ou publipost nessas dicas. Como disse acima, cada um terá uma percepção distinta da minha, porque cada um deve seguir o seu ritmo e levar em consideração seu estilo de estudos e as matérias que elegeu para estudar.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga a gente:

  • Pinterest - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Amazon

Fale conosco:

SHIN CA 01 Lote 01 Sala 471

Ed. Torre Deck Norte - Lago Norte - Brasília/DF

Tel: (61) 98111-1433

E-mail: advppimentel@gmail.com