Concurso TSE Unificado: Saiba como elaborar o recurso para prova discursiva
Dia 15/01/2025, foram divulgadas as notas preliminares do concurso para Analista Judiciário do TSE, sendo que o acesso à imagem da prova discursiva e aos espelhos de avaliação só serão disponibilizados dia 16/01/2025, a partir das 10hs.
Os recursos impugnando a nota preliminar da prova discursiva serão aceitos só até às 18hs do dia 17/01/2025.
Acrescenta-se ainda que o CESPE informou que após tal prazo, também será retirado o acesso ao espelho de correção da prova discursiva, então mesmo que você não vá recorrer de sua nota, é prudente salvar sua prova, caso futuramente seja necessário questionar judicialmente algo sobre o concurso.
Vale lembrar que há regras gerais que precisam ser respeitadas, na hora de elaborar seu recurso, bem como regras específicas.
A mais básica de todas regras: nunca faça o recurso em primeira pessoa, porque isso caracteriza identificação do candidato e seu recurso será indeferido sem ao menos ser lido.
Está expresso no Edital do concurso do TSE Unificado que a prova discursiva será submetida a duas avaliações: uma avaliação de conteúdo e uma avaliação do domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa. A prova discursiva valerá 50,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos do cargo/área/especialidade
A prova discursiva será corrigida conforme os seguintes critérios:
Conhecimento do tema
Capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa
Avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular;
Além disso, para o cálculo da nota, será considerado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato, sendo desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de linhas estabelecida no comando da prova.
Nos casos de fuga ao tema, o candidato receberá nota zero na prova discursiva.
Além disso, dia 15/01/2025, o Cespe divulgou critérios adicionais sobre os recursos a serem interpostos para a prova discursiva:
O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.
Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.
O recurso não pode conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique seu autor, sob pena de ser preliminarmente indeferido.
Recurso cujo teor desrespeite a banca será preliminarmente indeferido.
Nós sempre indicamos que o candidato procure um profissional especialista na elaboração de recursos de provas discursivas para que aumente a chance de que seu recurso seja apreciado bem como tenha possibilidade de aumento da sua nota.
Caso deseje fazer uma cotação conosco, entre em contato por meio do nosso whatsapp comercial o mais breve possível, porque devido ao prazo de apenas 01 dia, o número de recursos elaborados por nossa equipe será limitado.

Comments