Opinião: Reforma trabalhista, medidas emergenciais e seus impactos na economia do Brasil

Dados deste último mês revelam que houve um acréscimo na geração de empregos formais em nosso país, apesar da paralisação operada pela pandemia e muito se questiona quais os reais motivos de tal crescimento.


Acredito que apesar de todo o caos social e econômico provocado pela pandemia, em escala mundial, o Brasil ainda encontra-se em um patamar bom frente a todas as barreiras que ainda precisam ser superadas, diante de lockdown econômico de praticamente dois anos, principalmente os altos índices de desigualdade social, endividamento, acesso à educação, moradia e alimentação dignas, dentre outros.


É possível sim, afirmar que a Reforma Trabalhista trouxe impactos positivos para que o pais tenha conseguido voltar a crescer com relação aos empregos formais, mas não apenas ela, mas todas as medidas emergenciais tomadas pelo Governo, no sentido de flexibilização dos encargos sociais para empregadores, os subsídios ofertados para que demissões em massa não ocorressem, assim como regulamentações realizadas através de Medidas Provisórias que foram convertidas em lei posteriormente.


Contudo, apesar do crescimento de empregos formais experimentados, não acredito que esta seja a causa direta da aparente estabilidade econômica já que a renda média dos empregados teve queda expressiva no período. O empreendedorismo e o mercado informal são fatores importantes para que a economia de mantivesse. É nítido que a necessidade fez com que muitas pessoas se reinventassem, saíssem do modelo padrão de emprego até então experimentado e buscassem por meios próprios criar possibilidades de renda própria atendendo necessidades criadas no mercado pela própria pandemia.


Então a atual situação do país é uma combinação de normas assertivas que foram criadas no cenário pandêmico, com fortalecimento do empreendedorismo e a flexibilidade de encargos sociais e tributários que possibilitaram a criação de novos postos formais de emprego e trabalho que de maneira direta amorteceram o impacto econômico do país.




Posts Em Destaque
Posts Recentes