PCDF: Saiba como elaborar o recurso da prova discursiva para o cargo de Agente Administrativo
- Paula Pimentel
- 21 de mar.
- 2 min de leitura
O Cebraspe divulgou ontem as notas preliminares da prova discursiva para o cargo de "Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis Especialidade: Agente Administrativo", bem com o espelho de correção para que os candidatos apresentem seus recursos, impugnando a nota preliminar dada.
Lembrando que os candidatos terão acesso ao espelho, bem como o sistema estará aberto para apresentar o recurso apenas das 10 hs do dia 20/03/2025 até às 18 hs do dia 26/03/2025, por meio do seguinte site:
Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão e nem de disponibilização da imagem da prova discursiva. Assim, mesmo que você não vá impugnar a sua nota, é aconselhável salvar seu espelho de correção, porque depois do dia 26/03/2025 você não terá mais acesso a ele, inviabilizando qualquer ação judicial futura.
A prova discursiva valerá 30 pontos, sendo que o candidato deverá ter apresentado um texto dissertativo de até 30 linhas. Então, caso você tenha feito mais ou menos linhas, terá pontos descontados da sua nota, assim como ter feito outra modalidade de texto.
Da mesma forma, caso a letra não esteja legível ou não tenha sido feita com caneta esferográfica de tinta preta você poderá ser penalizado.
As provas discursivas serão submetidas a duas avaliações: uma avaliação de conteúdo e uma avaliação do domínio da Língua Portuguesa, sendo considerados aspectos como: grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular.
Para o cargo de ANALISTA DE APOIO ÀS ATIVIDADES POLICIAIS CIVIS ESPECIALIDADE: AGENTE ADMINISTRATIVO, o candidato deverá obrigatoriamente abordar 03 quesitos:
Propagação de fake news na Internet e seus riscos no contexto da realidade brasileira (10,5 pontos);
Interesses de grandes corporações versus interesses dos Estados nacionais (10,5 pontos);
Possíveis impactos de um marco legal regulatório das redes sociais (09 pontos).
Cada quesito terá a pontuação máxima se o candidato tiver desenvolvido o tema por completo, de forma conectada, apresentando informações e/ou exemplos consistentes.
Vale lembrar que há regras gerais que precisam ser respeitadas, na hora de elaborar seu recurso, além das regras específicas.
A mais básica de todas regras: nunca faça o recurso em primeira pessoa, porque isso caracteriza identificação do candidato e seu recurso será indeferido sem ao menos ser lido.
É necessário impugnar cada aspecto de forma separada, indicando a fundamentação específica para a mudança da nota e não de forma genérica ou generalista.
Nós sempre indicamos que o candidato procure um profissional especialista na elaboração de recursos de provas discursivas para que aumente a chance de que seu recurso seja apreciado bem como tenha possibilidade de aumento da sua nota.
Caso deseje fazer uma cotação conosco, entre em contato por meio do nosso whatsapp comercial, enviando a cópia do seu espelho de correção, assim como de sua prova discursiva.
Devido ao prazo de poucos dias, o número de recursos elaborados por nossa equipe será limitado.

Comments