top of page

Cobrança de conselho de classe: nem sempre você é obrigado a pagar

Muitos empresários — inclusive servidores públicos que mantêm uma atividade empresarial paralela — acabam recebendo cobranças de Conselhos Profissionais. Em diversos casos, a notificação já chega com ameaça de multa, inscrição em dívida ativa ou até processo judicial de cobrança.


Mas será mesmo que todas essas cobranças são legais? A resposta é não!


A legislação brasileira é clara ao definir em quais situações uma empresa ou pessoa física é obrigada a se registrar em um Conselho de Classe. E essa obrigação não depende da vontade do Conselho, mas sim da atividade-fim exercida.


A regra vem da Lei nº 6.839/80, que determina que o registro será obrigatório somente quando a atividade básica (ou a atividade pela qual ela presta serviços a terceiros) estiver diretamente ligada à profissão fiscalizada pelo Conselho.


Isso significa que:

✔ Não basta existir alguma atividade secundária ligada à profissão.

✔ Não basta ter um profissional da área no quadro societário.

✔ Não basta executar internamente tarefas semelhantes.


O que realmente importa é a finalidade da empresa ou da sua atividade fim prestada ao empregador ou ao Governo.


Se a atividade-fim não exige fiscalização pelo Conselho, não há obrigatoriedade de registro, e portanto não pode haver cobrança.


Muitos Conselhos acabam enviando notificações automáticas com base apenas no CNAE da empresa ou na formação acadêmica da pessoa, sem analisar a realidade. No caso das pessoas físicas, cobram pelo fato de serem graduadas em determinada área sendo que nem sempre a exercem ou há obrigatoriedade de registro.


A Justiça tem inúmeras decisões anulando multas, registros compulsórios, cobranças de anuidades e inscrições indevidas em dívida ativa.


Caso você ou sua empresa esteja tenha sido notificado por um conselho de classe, verifique se de fato a cobrança é devida ou não. Para melhor lhe auxiliar, procure um advogado especialista em direito administrativo ou tributário e evite consultas desse tipo com contadores, visto que tais profissionais não são obrigados a terem conhecimento de leis e sim de rotina fiscal ou contábil.


Caso tenha interesse, agende um horário com uma das nossas advogadas clicando aqui. Ou se preferir, faça uma cotação clicando aqui.


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Este site faz parte dos serviços ofertados pelo escritório  Pimentel & Silva  Advocacia e Consultoria, assim como todo o conteúdo nele divulgado.

bottom of page