top of page

Concessão de empréstimos ou financiamento para idosos: conheça algumas regras

Existem disposições específicas para pessoas da terceira idade, para evitar o comprometimento de sua renda. A limitação não se refere à concessão do seguro, mas como o valor da prestação pode afetar a renda do aposentado.


Em relação ao consignado, o limite é de 40% do rendimento, sendo 5% destinados à amortização de despesas contraídas por cartão de crédito consignado.


Existem regras específicas para alguns tipos de financiamento, como o imobiliário. A resolução CNSP 205, da Superintendência de Seguros Privados (Susep) estabelece que as instituições financeiras devem disponibilizar crédito para pessoas com no máximo 80 anos e seis meses de idade na data de pagamento da última parcela.

Nesse sentido, a idade é considerada no financiamento de imóvel, por exemplo. Uma pessoa de 60 anos poderá ter um financiamento de até 20 anos. Quem tem 70, de no máximo dez anos.


Juros de financiamentos não podem ser superiores aos praticados no mercado, tampouco devem ser majorados unicamente em razão da idade do tomador. As limitações devem ser as mesmas para todos.





コメント


Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page