top of page

Regulamento Interno: 03 motivos para sua empresa ter um

O regulamento interno (ou regimento interno) de uma empresa nada mais é que um documento contendo todas as atividades atribuídas a cada um dos cargos existentes, assim como normas de conduta, procedimentos em caso de falta, pedido de férias, atestados médicos, usufruto de banco de horas, etc.


Motivo 01: Quando escrevemos “as regras do jogo” o negócio jurídico ali celebrado fica claro para todos, não podendo em tese, ser alegado desconhecimento do que foi tratado, proporcionando assim a diminuição considerável de possíveis infrações trabalhistas.


Motivo 02: Redução significativa no dia a dia da empresa, no que tange a faltas, atrasos e atestados médicos em excesso.


Motivo 03: Diminuição de dúvidas enviadas ao departamento de Gestão de Pessoas, além de, um maior "pertencimento" à empresa, por ter acesso às normas, sem a intermediação de outros funcionários.


Para nossos clientes, nós elaboramos uma versão que é anexada ao contrato de trabalho de cada colaborar, sendo que este deverá dar o "ciente" por escrito, após a leitura do mesmo, no momento da contratação. Além disso, é enviada uma versão digital ao e-mail corporativo do colaborador para que este tenha sempre salvo consigo, uma versão para futuras consultas. Para as empresas que possui intranet, também fica salva a versão digital do regulamento, para consulta de todos.


Este "ciente" por parte do novo empregado é obrigatório, após sua leitura, para que o mesmo não alegue desconhecimento das regras internas, em caso de futuros desentendimento, no decorrer da execução do contrato de trabalho.


Abaixo, algumas cláusulas que sugerimos como obrigatórias:


  1. DA ADMISSÃO DOS EMPREGADOS

  2. DOS DEVERES, OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DOS EMPREGADOS E COLABORADORES

  3. DA JORNADA E DO SEU REGISTRO

  4. DAS AUSÊNCIAS E ATRASOS

  5. DO PAGAMENTO AOS EMPREGADOS

  6. DAS FÉRIAS DOS EMPREGADOS

  7. DAS LICENÇAS

  8. DAS PROIBIÇÕES

  9. DA CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES

  10. DAS PENALIDADES

  11. DAS NORMAS PARA ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS PELOS EMPREGADOS


Caso tenha interesse em saber mais sobre a elaboração de um regimento interno, adequado à realidade de sua empresa, entre em contato conosco, através do nosso e-mail ou whatsapp.




Comments


Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page