Resenha: Livro ANALISTA DO MPU - REVISÃO DE JURISPRUDÊNCIA DIZER O DIREITO - CESPE/CEBRASPE (2018)

Oi amigos Civilistas!

A postagem do dia é sobre o livro da coleção Dizer Direito. Já faz algum tempo que eu gostaria de adquirir um dos exemplares da coleção, visto a facilidade que ele oferece para estudar ( caso não saibam, é possível acessar gratuitamente todos os informativos comentados no próprio site do Dizer Direito, porém na ordem de publicação e não dividido por tema, como em todas as obras impressas).

Pois bem, este livro em especial é uma seleção de informativos e jurisprudências focados para o cargo de Analista do MPU. Confesso que o comprei não pensando apenas no concurso do MPU (até porque não pude me dedicar a esse concurso devido a outro certame que venho me preparando desde junho) mas para servir de base para revisão da carreira de analista judiciário de tribunais, visto que as matérias e as formas de cobrança são bem parecidas ( ainda mais quando a banca é o CESPE!).

Mas vamos ao que interessa, a análise do livro:

1) PONTOS POSITIVOS

  • A forma como ele é todo organizado, por matéria facilita muito a vida do estudante. Além disso, ele trás as estatísticas por matéria, dos assuntos mais cobrados. Achei isso fantástico! Sabemos que, quando estamos nos preparando para um certame, apostamos em determinadas matérias já que nunca é possível "fechar" o edital, tornando dessa forma a "aposta" mais direcionada.

  • São apresentadas várias jurisprudências divididas por assuntos, logo a seleção não foi feita de forma superficial como já vi em outras obras do seguimento.

  • Várias questões do CESPE após as jurisprudências apresentadas.

  • Abrangência de todo o conteúdo do edital ( inclusive o que foi incluído com a segunda retificação, no qual foi enviado por e-mail para aqueles que adquiriram a obra anteriormente a retificação).

2) PONTOS NEGATIVOS

  • Senti falta do comentário das questões. O livro não prometia isso, mas como todos os demais conteúdos apresentados são comentados ( índices, informativos e súmulas) senti a falta dos comentários das questões. Acredito que pelo menos poderia ter o apontamento da fundamentação.

  • Ainda com relação as questões, senti que foram poucas apresentadas nas matérias básicas de Acessibilidade e Ética do Servidor. Sei que o Estatuto da Pessoa com Deficiência é relativo novo, porém, acho que dava para trazer mais questões. Sinto essa falta inclusive nos cursinhos que já fiz da matéria. Não vejo a devida importância ao expor tal matéria sendo que em certames como do STJ e TST ela foi cobrada de forma bem profunda ( cobrando porcentagens previstas na lei seca, por exemplo)

VISÃO FINAL

Acho que o livro atende muito bem ao que ele se propõe que é apresentar uma revisão focada nas Jurisprudência STF/STJ específicas para o cargo de analista. Creio que ele deve ser perfeito para aquela revisão final pré-prova. Como dito acima, a coleção Dizer Direito é sempre uma aposta certa para os estudiosos do Direito, sejam para aqueles que prestam concursos como para aqueles que desejam se aprofundar em determinadas temáticas.

FICHA TÉCNICA

Revisão de Jurisprudência - Dizer o Direito - CESPE | Cebraspe

Autor: Márcio André Lopes Cavalcante - Editora Juspodivm

Atualizado com os informativos 911 do STF e 629 do STJ

Para ler algumas páginas do livro, clique aqui.

Essa publicação não é comercial, refletindo fidedignamente a opinião da autora sobre a obra literária analisada com o objetivo apenas de caráter informativo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga a gente:

  • Pinterest - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Amazon

Fale conosco:

SHIN CA 01 Lote 01 Sala 471

Ed. Torre Deck Norte - Lago Norte - Brasília/DF

Tel: (61) 98111-1433

E-mail: advppimentel@gmail.com