top of page

Um preposto preparado pode ajudar a empresa a reduzir custos na hora de conciliar

O sentimento que tenho é que muitos advogados trabalhistas não explicam para seus clientes em que consiste a audiência inicial de conciliação e o quanto é importante o preposto da empresa ir preparado para ela.


Hoje, mais uma vez, estive diante de um preposto que não sabia absolutamente nada sobre a questão ali discutida. Não se deu ao trabalho de ler a inicial, ou de se informar junto ao seu RH sobre as parcelas já pagas ao empregado ou de pelo menos saber quem era o empregado ali presente. Educadamente, ao final da audiência, perguntei em particular se ele era preposto de várias empresas ( afinal, a prática de "preposto profissional" é comum), mas para meu espanto maior, ele era mesmo empregado da empresa, funcionário do departamento jurídico, ainda por cima.


Hoje, se a empresa tivesse escolhido alguém para representa-la que soubesse as informações básicas da relação de trabalho, teria economizado 30% do valor devido ao seu ex-empregado. O papel do advogado trabalhista vai além de redigir recursos, ou anexar comprovantes de pagamento, ou comparecer a audiências só para não ir a revelia.


O advogado trabalhista deve acima de tudo prezar pela empresa ao qual ele patrocina, orientar de forma a evitar possíveis lides, demonstrar aonde a lei não está sendo cumprida adequadamente e caso a lide seja inevitável, instruir o cliente que a audiência de conciliação é mais uma oportunidade dado ao empregador para corrigir erros já cometidos e assim diminuir os gastos com os encargos trabalhistas.


Tenho plena certeza que, se em vez de um funcionário estivesse ido um dos administradores da empresa, o acordo com pagamento de apenas 70% do devido teria saído na hora.


Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page