top of page

Justiça determina posse de professora que comprovou qualificação exigida em edital de concurso público

Uma candidata ao cargo de Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), conseguiu garantir a sua continuidade no concurso público e consequentemente sua posse no certame público ao comprovar judicialmente que tinha qualificação necessária, após ser excluída do concurso por não possuir supostamente o doutorado na área exigida no edital do certame.


A candidata apresentou o título de Doutora em Ciências, com área de concentração em "Química na Agricultura e no Ambiente" e graduação em Biologia. De acordo com o edital, para a investidura no cargo o candidato necessitava ter doutorado em "Ciências Biológicas" ou "Ensino de Ciências" ou "Ensino de Biologia", com Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas.


Ao analisar o caso, o relator observou que a autora era detentora do grau superior em Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências Ambientais: Área de Concentração em Ecossistema e Uso da Terra e Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura), Área de Concentração: Química na Agricultura e no Ambiente, Ciências Biológicas, ostentando, assim, formação profissional exigida para o cargo em questão, derrubando o entendimento errôneo por parte da banca examinadora.


É sabido que o Poder Judiciário não pode adentrar na análise de mérito das decisões proferidas pelas bancas de concurso público, contudo de acordo com o entendimento majoritário do STJ, em circunstâncias excepcionais, admite-se a intervenção do Judiciário, quando é clara a existência de flagrante ilegalidade ou vício, como se fez no presente caso.


Caso você tenha prestado algum concurso público e acredite que alguma regra não foi respeitada pela banca examinadora procure um advogado especialista em direito administrativo ou se preferir, entre em contato conosco e agende uma consulta jurídica para que seu caso possa ser analisado e assim saber se é passível ou não de questionamento judicial.


Fonte com adaptações: Site TRF1




Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page